Água, sol, terra, pedra, vento e corpo sobre papel

Instalação






A Ribeira de Santa Luzia é o tema central da instalação. É feito um registo desse percurso até chegar ao ponto mais distante possível e na tentativa de encontrar um acesso na ribeira. São estes caminhos naturais que fazem a união entre a serra e o mar, entre a água doce e a água salgada. A vida que aqui existe é aparentemente vazia, mas numa observação mais atenta encontramos pássaros como a lavandeira, insectos, microorganismos e plantas que resistem entre as pedras de basalto. É um verdadeiro tesouro de análise das alterações que vamos introduzindo na terra. As sementes que vêm com a terra das chuvas trazem várias espécies e algumas desenvolvem-se de maneira surpreendente, desde árvores, arbustos e inúmeras ervas.
A instalação é composta por uma série de desenhos de papel de seda, realizados com vários elementos, entre os quais a água, o sol, a terra, o vento e o corpo. Alguns destes elementos pela sua natureza não estão visíveis fisicamente mas foram importantes para a construção da matéria plástica. Os desenhos e os objectos estão dispostos em ritmos e formatos que vão buscar inspiração ao percurso realizado. Estes criam uma relação de energias, de silêncios e de espaços em branco que são preenchidos pelo observador. Fazem parte ainda da instalação um conjunto de fotografias e um vídeo realizado na ribeira.
Pela natureza dos materiais explorados, como o papel de seda e a terra, a matéria criada é efémera, subtil, quase etérea fazendo assim um paralelo entre o ciclo vida / criação.


Cristina Perneta



Para sentir até o dia 7 de Março no espaço Magnolia
Magnolia Audio e Video - Avenida Luís de Camões, 17 - J
Tel. 291 2003 440




1 comment:

Anonymous said...

Gostei da sua exposição. Convido-a a ver a minha no atrio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.
Cordiais saudações