Banhos de Mar

A água do mar contém elementos químicos muito similares à constituição do nosso sangue. São mais de 80 os elementos, sais minerais, iodo, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, sódio, zinco, cobre e muitos outros.

Recomendada já pelos antepassados gregos, chineses, egípcios e romanos a talassoterapia (do grego thalasso, que significa mar) reequilibra o corpo a mente e o espírito. Aumenta o sistema imunitário e é um bálsamo para a epiderme.
Como a gravidade dentro de água devido ao sal é inferior, o nosso peso corporal fica menor e todos os movimentos realizados são mais fluídos e harmoniosos tal como uma dança aquática. A posição deitada sobre o mar é das mais relaxantes, o som do mar torna-se o som de fundo.
O movimento das ondas provoca uma hidromassagem natural no nosso corpo favorecendo uma melhor circulação sanguínea.
O sal da água do mar para além de um esfoliante suave e natural sobre a pele elimina as energias negativas e a electricidade estática, acumulada pelo contacto com os electrodomésticos, fibras sintéticas, etc. Ao permanecer com a água do mar por algum tempo sobre a pele esta absorve os seus elementos purificadores. O Ar marítimo também é rico em oxigénio e iões negativos que ajudam o organismo na produção da serotonina.
A hora ideal para tirar melhor proveito do Mar é de manhã cedo até às 11 horas ou depois das 17 h quando o sol está num nível mais baixo. Umas das boas sensações após um banho de mar é uma certa sonolência e harmonia.
Mergulhe nos oceanos !



Ilha do Porto Santo, praia da Calheta, 2009


2 comments:

Márcia Rossi said...

Não sabia de todos estes benefícios
químicos, de um banho de mar. Mas sempre me senti renovada tanto respirando a brisa, caminhando a beira do mar e também claro entrando no mar,( sinto tanto por não saber nadar para poder mergulhar). É purificador realmente.

Márcia

Sente a Natureza said...

Pois é Márcia Rossi !
Fico como nova quando vou nadar também... faz maravilhas o MAR !

Um beijinho