Relógio biológico

Tempo para sentir o relógio biológico

A cada instante a natureza envia-nos mensagens internas e externas daquilo que devemos ou não fazer.
Não fomos programados para viver como estamos vivendo, controlados por máquinas e todos estes sistemas complexos criados por nós.
É tempo de ouvir o nosso relógio biológico. Aquele alarme interno que está algures em nós e que nos dá muitas respostas. Descobrir o ritmo interior é muito bom para orientar as nossas actividades diárias. Pois cada pessoa é única.

O sol é uma das fontes de energia mais saudáveis (sobretudo os primeiros raios de sol até as 10h ). Se fomos criados a partir de energia não é difícil compreender porque precisamos de receber luz.
Respeitar o ciclo do sono e o despertar.
Parar para ver as estrelas, a lua, o universo que nos dá luz e perceber os seus ciclos e a influência que causam em nós.
Parar para observar a natureza e ouvir as suas mensagens, o frio, o calor, a chuva, a neve...
Respeitar os ciclos de Luz e ausência de luz ( sinal claro que as actividades devem ser mais moderadas ou terminadas ).
Na natureza não existem relógios ... e tudo bate certo.

O Solstício de Inverno está a chegar ...

Poiso, Madeira

O Solstício de Inverno fecha um ciclo de uma energia, para dar abertura a uma nova fase de contemplação e meditação. Tempo de recolher, trabalhar o que está dentro de si, escolher aquilo que lhe faz bem e que lhe leva a um lugar de tranquilidade interior. As coisas que naturalmente deixam de fazer parte do seu ser, abrem espaço a que novas e gratificantes experiências entrem na sua vida.
É neste período que alguns animais entram num estado de hibernação, mantendo apenas as necessidades básicas de sobrevivência. Para depois quando os primeiros raios de sol começarem a surgir, despertarem para a vida com mais energia vital. Pois o tempo frio e escuro, leva a que tenham que preservar energias.
Para conscientemente sentir o grande momento do Renascer Sol.


No dia 21 de Dezembro começa o Solstício de Inverno, pela 17h47m. Dá-se o início do Inverno no Hemisfério Norte. A estação mais fria do ano tem a duração de 88,99 dias até ao próximo Equinócio (Primavera) que ocorre no dia 20 de Março de 2009 pelas 17h32m.

A palavra Inverno vem do latim hibernu. Está ligado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante a época mais fria. Os dias são mais curtos e as noites, mais longas. Das árvores se desprendem as suas últimas folhas. É nesta estação do ano que a luz, a claridade fica reduzida.

A palavra Solstício vem do latim solstitiu . Está associada aos extremos máximos do deslocamento do Sol, o qual inverte o seu sentido de deslocamento, portanto o Sol precisa parar o seu movimento para retornar. É a altura em que o Sol atinge as posições máxima ( Verão ) e mínima ( Inverno ) de altura em relação ao equador.