O Solstício de Inverno está a chegar ...

Poiso, Madeira

O Solstício de Inverno fecha um ciclo de uma energia, para dar abertura a uma nova fase de contemplação e meditação. Tempo de recolher, trabalhar o que está dentro de si, escolher aquilo que lhe faz bem e que lhe leva a um lugar de tranquilidade interior. As coisas que naturalmente deixam de fazer parte do seu ser, abrem espaço a que novas e gratificantes experiências entrem na sua vida.
É neste período que alguns animais entram num estado de hibernação, mantendo apenas as necessidades básicas de sobrevivência. Para depois quando os primeiros raios de sol começarem a surgir, despertarem para a vida com mais energia vital. Pois o tempo frio e escuro, leva a que tenham que preservar energias.
Para conscientemente sentir o grande momento do Renascer Sol.


No dia 21 de Dezembro começa o Solstício de Inverno, pela 17h47m. Dá-se o início do Inverno no Hemisfério Norte. A estação mais fria do ano tem a duração de 88,99 dias até ao próximo Equinócio (Primavera) que ocorre no dia 20 de Março de 2009 pelas 17h32m.

A palavra Inverno vem do latim hibernu. Está ligado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante a época mais fria. Os dias são mais curtos e as noites, mais longas. Das árvores se desprendem as suas últimas folhas. É nesta estação do ano que a luz, a claridade fica reduzida.

A palavra Solstício vem do latim solstitiu . Está associada aos extremos máximos do deslocamento do Sol, o qual inverte o seu sentido de deslocamento, portanto o Sol precisa parar o seu movimento para retornar. É a altura em que o Sol atinge as posições máxima ( Verão ) e mínima ( Inverno ) de altura em relação ao equador.



2 comments:

Carol Arêas said...

Que fotos lindas!!!

O inverno aqui onde moro é bem intenso. Mas é lindo também!

Um beijo.

Sente a Natureza said...

Olá Carolina !

Obrigada pelo elogio
Aqui o inverno é suave...por vezes com alguns toques de neve que alegram a vista e a alma.

Onde é o seu Inverno ?.. acredito que dever ser lindo...

Grande beijo e bom Domingo